sábado, 27 de agosto de 2011

Obará e Ejilasèbora



6 - OBÀRÁ Recaída sobre a pessoa de sofrimento seu ou de
parentes, roubo, traição, vaidade, prosperidade sem
igual.
Representação Indicial em Ifá: I I
I I I I
I I I I
I I I I
Onde I é ar e I I é terra.
I I I I
Responde com 6 (seis) búzios abertos.
Corresponde ao 7 na ordem de chegada do sistema IFÁ onde é
conhecido pelo mesmo nome. É conhecido, entre os “fon” (Jêje), como
“ABLÁ MEJI”, os nagôs o chamam de “OBALÁ MEJI”. Corresponde na
geomancia Européia a figura denominada “LAETITIA”.
OBÀRÁ MEJI é composto pelos elementos ar sobre terra, com
predominância do primeiro, o que indica a evolução através da
experiência adquirida na busca do objetivo pretendido. Corresponde ao
ponto cardeal Su-Sudeste, e à carta n° 4 do Tarot (o “IMPERADOR”), sendo
o seu valor numérico o 8.
Suas cores são o azul claro e o violeta e é um ODÚ masculino,
representado esotericamente por uma corda em referência ao poder
que possui de tudo levantar. Exprime força e poder e a possibilidade de
realização humana.
OBÀRÁ MEJI criou o ar e por extensão os ventos. Dele depende a
existência dos bosques cheios de ramagem, das forquilhas e de todo o
tipo de bifurcação. Neste ODÚ nasceram as riquezas o costume de usar
jóias, os mestres e o ensino. Aqui surgiu o adultério e neste signo o ser
humano aprendeu a mentir e ser enganado.
Prenuncia expansão física e moral, regularização, alegrias,
ambição, questões relacionadas a dinheiro, processos em andamento,
solução de problemas de ordem financeira. Os filhos deste ODÚ são
pessoas alegres e festivas, carregadas de religiosidade e gostam de
observar e manter tradições. São, geralmente, pessoas saudáveis e
que se recuperam com facilidade de qualquer doença.
OBÀRÁ MEJI é um ODÚ de prenúncios quase sempre positivos,
muito embora seu aspecto negativo seja terrível e traga fatalidades,
tais como: loucura, miséria total, traição e calúnia.

Saudação a OBÀRÁ MEJI:
« Saudemos ÒBÀRÁ MEJI »
« Ele é o barro que faz »
« Secar o nosso suor »
A saudação evoca a idéia de alívio, da mesma forma que o
barro refresca um corpo cheio de calor, OBÀRÁ MEJI tem o poder de
trazer alívio para os problemas que nos estejam afligindo.
- PELA AMARRAÇÃO DE IGBÔ:
Quando em IRÊ (Positivo), OBÀRÁ pode indicar: aquisição de bens
materiais de um modo geral, fim de um obstáculo que deve ser o
último, expansão física e moral, ausência de enfermidade, evolução no
sentido ascendente.
Quando em OSOGBÔ (negativo), este ODÚ indica: deslealdade,
imoralidade, orgulho nocivo, injustiça, libertinagem, adultério, maldade,
filho adulterino, guerra em família de santo.
Quando em OSOGBÔ ARUN (IGBIN) pode estar indicando uma das seguintes
doenças: infecções do sangue, problema circulatório, atrofias
musculares, apoplexia, desnutrição, problemas respiratórios, mania de
grandeza, loucura.

Neste ODÚ falam as seguintes divindades:
Orisás Nagô: SANGÔ, YANSÁN, YEMONJÁ, OBÁ, EWÁ e IPORÍ.
VODÚNS Jêje: DÃ, LISÁ, HOHÔ, TOVODÚN.

Os filhos deste ODÚ não podem comer acaçás enrolados em
folha de bananeira, farinha de milho e carne de tartaruga. Não podem
relatar fatos que tenha assistido e que não lhes diga respeito.

- Interpretação pelo SISTEMA DOS QUATRO PONTOS CARDEAIS:
As pessoas que estão sob essa influência, quase sempre são
vítimas de calúnia, problemas com justiça, rompimento com casos
amorosos, perda de emprego ou de qualquer outra oportunidade boa.
Contudo, se signo se apresentar por três vezes consecutivas, através
de ebó poderá, a qualquer momento, receber auxílio inesperado. Dessa
forma, deverá pegar as oportunidades da forma que se apresentarem.
As pessoas regidas por esse ODÚ, possuem grandes idéias e
passam boa parte de sua vida tentando realizá-las. Dificilmente
encontram meios para começar algo. Algumas vezes, ou na sua
maioria, fracassam por não pedirem ajuda, porém todo o sofrimento
não é duradouro, e os regidos por este signo acabam vencendo pela
força de vontade, devido a possuírem espírito de luta e não se
entregarem facilmente. São pessoas batalhadoras e possuem o
privilégio de muita proteção espiritual e, também, dos outros ODÚ, que
se dobram a OBÀRÁ. Se, numa situação difícil, procurarem o auxílio de
um amigo e serão prontamente atendidos.

Aconselhar o cliente a ter paciência e não perder as
oportunidades que se apresentarem repentinamente.
6
6
6
C Saindo três vezes seguidas = perdas totais
Se cair 3 ou 4 vezes, também passa a
suspeita
de ligação com ABIKÚ porém essa situação não
quer dizer que o consulente seja ABIKÚ, mas
que
tenha contato (pai, mãe, filho, esposa,
marido, irmão (ã)).
6
9
7
(6) OBÀRÁ, (7) ODÍ e (9) OSÁ = Indicação de
feitiços
6
6
6 (OBÀRÁ) na 1ª e 3ª posições = perdas totais
OBS .: Quanto ao presente, este deverá ser colocado numa pedra, em
lugar alto, dentro de uma mata.
Na volta oferecer um amalá para SANGÔ, acarajé para OYÁ, além
de comida para ÈSÚ e OSÀLÁ.





12 – EJILASÈBORÁ Vitória em todas as lutas, agonia e
desassossego, mas sempre vencendo
admiravelmente.
Representação Indicial em Ifá: I I I I
I I
I I
I I I I
Onde I I é água e I é ar.
I I I
Responde com 12 (doze) búzios abertos.
EJILASÈBORÁ é o 12º ODÚ no jogo de búzios e o 3º na ordem de
chegada de ORÙNMILÁ, quando é conhecido por IWÒRÍ MEJI. Este signo é
considerado como o encarregado da função de decepar cabeças, num
mundo que nos é inteiramente desconhecido. Foi a este ODÚ quem MAWÚ
(OSÀLÁ, entre os jêjes) confiou o cutelo do carrasco. Corresponde, na
geomancia européia, à figura denominada "CONJUNCTIO".
EJILASÈBORÁ é um ODÚ composto pelos elementos água sobre ar, o
que determina um encaminhamento dos esforços, ao encontro de
obstáculos que poderão ou não ser transpostos, dependendo d
qualidade de esforços despendidos neste sentido. Significa que duas
forças conflitantes se confrontam e que o resultado dessa disputa
tende sempre em favor do lado mais fortalecido.
Corresponde ao ponto cardeal Sul, do qual é o regente, sendo
[em conjunto com EJIOGBÊ (ou EJIÒNILÊ - Leste), ODÍ (Norte) e OYEKÚ (ou
OLÒGBÓN - Oeste)], um dos quatro ODÚ, principais do Sistema Ifá. Seu
valor numérico é o 10 e corresponde, no Tarot, à carta nº 5 (os
"AMANTES").
EJILASÈBORÁ MEJI representa "XUJI" (o sol), e "KÃ LI" (os animais
selvagens que habitam as florestas, as bestas ferozes, principalmente a
Hiena ("WLÁ") e o leão ("KINIKINÍ").
Expressa e idéia de contato, de troca de relação entre dois
seres ou duas coisas. Refere-se a tudo o que diz respeito a união,
casamento, contratos, pactos, acordos, compromissos etc.
Esta figura exprime tudo o que entra em contato, não só por
associação, como, também, por oposição. Desta forma, o confronto de
dois homens, dois exércitos em luta, desde que ocorra um contato bem
próximo, corpo a corpo. Dessa forma, um acoplamento sexual ou,
ainda, um par de dançarinos em ação, também estarão sob sua
influência.

Pode significar, ainda, o fim de uma estadia sobre a Terra, a
morte do corpo físico, daí se nome significar "cortar a cabeça".
Simboliza, ainda, a ligação entre o Céu e a Terra, o caminho que une os
dois planos e que deve existir material e espiritualmente, possibilitando
a evolução espiritual do ser humano.
As pessoas regidas por este ODÚ são sensíveis, amáveis e
cordiais, adoram relacionamentos superficiais e numerosos,
dificilmente assumem compromissos que durem muito tempo, o que
provoca uma constante troca de parceiros. Costumam entediar-se até
com as melhores coisas da vida.

- PELA AMARRAÇÃO DE IGBÔ:
Quando em IRÊ (Positivo), EJILASÈBORÁ pode apontar: vitórias em todos os
sentidos, situação de desespero que chega ao final, sendo superada
com esforço. Fortalecimento espiritual, inteligência, um relacionamento
de amizade que se transforma em romance.
Quando em OSOGBÔ (negativo), este ODÚ deve indicar: troca ruim que
traz maus resultados, morte no sentido literal da palavra, um inimigo
difícil de ser derrotado, associação prejudicial, compromissos que não
podem ser satisfeitos. Tendência ao suicídio, desespero.
Quando em OSOGBÔ ARUN (IGBIN) este ODÚ indica, principalmente,
distúrbios nervosos, paralisias locais ou gerais, falta de coordenação
motora, epilepsia total, catalepsia.

Neste ODÚ falam as seguintes divindades:
Orisás Nagô: SANGÔ, OGUN, OSOSI, IRÔKO e OBATALÁ.
VODÚNS Jêje: GUN, AGÊ, LISÁ, TOHOSÚ E LOKÔ.

Aos filhos de EJILASÈBORÁ é vedado: comer carne de qualquer
animal morto por decapitação, ingerir mel de abelhas ou qualquer
alimento que o contenha. Matar ou colecionar borboletas, nem objetos
adornados com suas asas.



- Interpretação pelo SISTEMA DOS QUATRO PONTOS CARDEAIS:
Esse ODÚ é o mesmo que outorgou poderes aos 12 (doze)
ministros de SANGÔ, os quais seis podem absolvem e 6 condenam.
As pessoas sob a influência desse signo, ou por ele regidos, são
pessoas prestativas, inteligentes, justas, possuem bom coração; e,
mesmo quando ocupam uma posição social elevada, jamais têm a pose
de um rei ou de um ministro.
O homem desse signo é, quase sempre, predestinado ao
trabalho pesado, mas encontrará sempre ajuda de um amigo nos
momentos difíceis. Também poderá receber uma herança e ter grande
futuro, agora, tanto para o homem, quanto para a mulher, ele prediz
que haverá sempre muitas batalhas na vida.
Quando esse ODÚ se apresenta no jogo, deve-se despachar a
porta e encerra-se o jogo imediatamente, soprando-se em direção à rua
com as duas mãos (como se tivesse algo entre as mãos).
Quanto ao consulente, esclareça que realizará seus internos,
desde que haja a feitura de ÒRÌSÁ ou confirmação (OGÃ ou EKEJI), ou de
uma grande obrigação, pois caso contrário, o mesmo fracassará.
Com relação ao jogo, o cliente deverá fazer um pequeno ebó
(tudo branco, em número de 4), dar-lhe um banho de folhas frias e
mandar que retorne após 3 dias, durante os quais deverá tomar banho
com as folhas que foram preparadas para ele. Ao voltar, dar-lhe o 4°
banho, voltar para o jogo e continuá-lo de onde parou.
Quando sair no jogo ÒSÁ e, em seguida, EJILASÈBORÁ, indica que o
consulente terá grandes dores de cabeça, podendo se tornar um ébrio
ou um débil mental. Essa indicação também é estendida a alguém da
família, que correrá o mesmo risco.
Quando esse signo se apresenta em qualquer posicionamento,
encerra-se o jogo, pelo fato do mesmo dar o veredicto de que a solução
será mediante uma grande obrigação de santo.
A finalidade desse ODÚ, é avisar de perigos que poderão vir a
acontecer tais como: prisões, brigas, misérias, sangue, ruínas, perdas
de tudo e desgraça total caso não seja afastado os fatores negativos
através do ebó e grandes obrigações aos ÒRÌSÁS.
Quanto ao presente, deverá ser entregue numa pedreira, bem
no alto, ao raiar do sol, de frente para o nascente, fazendo o ORÍKÍ. Na
volta, dar comida a SANGÔ.
7
12 9
4
Dar caminho a 7 (ODÍ), 9 (OSÁ) e 4 (IRÒSÚN)
Depois dos ebós feitos, espera-se quatro dias
para voltar a jogar, porém apenas com 4
(quatro) búzios, perguntando a ÒRÚNMILÁ quais
os tipos de obrigações que deverão ser feitas
para o cliente e para quais ÒRÌSÁS

Nenhum comentário: