OS ATABAQUES
O Candomblé de Keto ou Alaketo é tocado em três atabaques,
que são respectivamente:
RUN – O MAIOR RUMPI – O
MÉDIO LÉ – O MENOR
O agogô, tocado para marcar o candomblé, também de tradição
Alaketo, chama-se GAN.
As varetinhas usadas para tocar o candomblé nos atabaques,
chamam-se OGUIDAVIS.
Dar RUM
ao Santo, significa colocar o Orixás na sala para dançar as cantigas e
rezas que lhe são destinadas.
NOMES DOS TOQUES DOS ORIXÁS
ALUJÁ -
SANGÔ
AGERÊ -
OSÓSSI
OPANIJÉ - OBALUAÊ e OMOLU
BRAVUN -
OXALÁ e BESSÉN
IJEXÁ - OSUN, LOGUN-ODÉ e OXALÁ
ILU - IANSÃN
EGÓ - IANSÃN
ADERÉ -
YEMANJÁ
ORDEM DE UM BARCO DE YAWO
DOFONO –
PRIMEIRO DOFONITINHO – SEGUNDO
FOMO – TERCEIRO FUMUTINHO – QUARTO
GAMO – QUINTO
GAMUTINHO – SEXTO
VIMO - SÉTIMO
VIMUTINHO –
OITAVO
PARA CONSAGRAR E DAR DE COMER AOS ATABAQUES DA CASA:
Depois de encourados, mande limpar os atabaques com o omieró
da casa. Feito isso, forra-se um eni (esteira) no chão, forrada de branco e na
cabeceira colocam-se as comidas dos santos a quem se dedica cada um dos
atabaques, três velas, e coloca-se os atabaques ali deitados, cobertos de
branco. Parte-se um obi e joga-se para ver se foi aceito. Depois eboriza-se os
atabaques e dá-lhes matança de bichos consagrados aos orixás a quem pertence
os atabaques. Em cima do atabaque, corta-se um pombo. Depois, quando
suspendê-los, leva-los para os seus lugares e os Ogans confirmados tocarão em bravun, para que eles possam chamar os
Orixás. Depois disso, só quem poderá colocar a mão neles serão os Ogans e
quando não estiverem tocando, deverão sempre estar cobertos de branco. Se o
santo para o qual o atabaque foi consagrado não levar dendê, nunca deixe que
ninguém, sob pretexto algum, coloque dendê em cima do atabaque de sua casa de
santo.
Pela cor das contas (guias), usadas ao pescoço, distinguimos
a que Orixá pertence cada indivíduo. Cada nação (tribo) de Candomblé, desde a
origem, tem as suas cores próprias. No Ketu, as cores são as seguintes:
OGUN – Azul
Marinho.
OSÓSSI – Azul Claro.
OXUMARÉ – Em algumas casas usa-se preto e amarelo, rajado; em
outras, amarelo, rajado de marrom, preto e vermelho. OSANYIN – Verde e branco rajado.
IROKO – É o dono do
rungeve. LOGUN-ODÉ – Amarelo ouro e azul claro,
em contas alternadas.
OSUN – Amarelo Ouro. YEMANJÁ – Branco,
Cristal. YASÁN – Marrom. OBÁ – Vermelho. EWÁ – Amarelo rajado de
vermelho.
NANÂ-BURUCU – Azul rajado de branco. Em
algumas casas usa-se Lilás.
SANGÔ – Rei de Oyó, sua cor é marrom e
branco, usam-se contas alternadas. Veste-se de vermelho e branco.
OSALÁ
– Branco.
DIA DOS ORISHÁS
Cada dia da semana é dedicado a um Orishá africano, assim
como parte da natureza é rígida por elas. E, assim, segundo a tradição, temos:
SEGUNDA-FEIRA:
OMOLU, OBALUAÊ, EXU E OYA BALE.
TERÇA-FEIRA:
OGUN.
QUARTA-FEIRA: IANSÃ, SANGÔ, E OBÁ.
QUINTA-FEIRA: OSÓSSI,
LOGUN-ODÉ E OXUMARÉ.
SEXTA-FEIRA: OXALÁ.
SÁBADO: TODAS AS
YABÁS.
DOMINGO: TODOS OS
ORIXÁS E ERÊ.
Yabás: são os orixás femininos do candomblé.
Adoró: são os orixás masculinos do candomblé.
SHIRÊ
Shirê é a ordem de como são tiradas as cantigas de
Candomblé, sete para cada Orixá, de Ogum a Oxalá. O shirê do Keto é assim:
01- BARÁ ou ESHU 09- OSHÚN
02- OGUN
10- YEMANJÁ
03- ODÉ ou OSHÓSSI 11- YASÁN
04- OMOLU ou ABALUAYIÊ 12- OBÁ
05- OSHUMARÉ 13- EWÁ
06- OSANYIN 14-
ANAMBURUCU
07- IROKO
15- SHANGÔ
08- LOGUN-ODÉ
16- OSHALÁ
SAUDAÇÃO DOS ORIXÁS DE ALAKETO
Cada divindade tem o seu modo especial de ser saudado, ou
lembra a origem e o nascimento de cada um.
OGUM– OGUN IÉ PATACORI AO ANEGI.
OSOSSI – OKÉ ODÉ COKÊ MAIÔ.
OBALUAÊ OU OMOLU – ATOTÔ AJUBERU.
OXUMARÉ – ARROBOBOI.
OSANYN – EU UEU ASSÉ (UEU UE ASSÁO)
IROKO – IRÔKO EU AGUÊ.
LOGUN – LÔCI LÔCI LOGUN.
OSUN – ORA IÊ IÊU AFIDELIMAN.
YEMANJÁ – ERUIÁ OU ODOIÁ.
YANSÃ – EPARREI OYÁ.
OBÁ – OBA XI.
EWÁ – RINRRÔ,
NANÃ BURUCU – SALUBA.
SANGÓ – OSHÉ KAÔ CABIECILE (OXÉ KAÔ CABIECI ILE)
ERÊ – EREMIM.
BARÁ – LAROIÊ EXU OMOJUBÁ.
SINCRETISMO
RELIGIOSO
Quando
os africanos chegaram ao Brasil, na condição de povo dominado ou escravizado,
pelo regime português, encontraram aqui os jesuítas e foram obrigados a
praticar o catolicismo. Como possuíam culto próprio, o Candomblé, sincretizam
através das imagens dos santos da Igreja Católica ou Orixás do Candomblé. Tal
prática ficou tão intimamente ligada aos nossos costumes que nos dias de hoje
quase não conseguimos separar uma coisa da outra, tão grande foi o período
desse sincretismo, ou modo de dar continuidade aos cultos negros.
OGUN – São Jorge ou Santo Antônio
OSHÓSSI –São Sebastião ou São Jorge
OBALUAÊ – São Roque
OMOLU – São Lázaro
OSHUMARÉ – São Bartolomeu
IROKO – São Francisco
LOGUN-ODÉ – Santo Expedito ou São
Miguel Arcanjo
OSHUN – Nossa Senhora da Conceição
YEMANJÁ – Nossa Senhora das Candeias ou
Nossa Senhora dos Navegantes
YASÁN – Santa Barbara
OBÁ – Santa Joana D’Arc
EWÁ – Santa Luzia
SHANGÔ – São Jerônimo
OXALÁ (OXANGUIAN) – Menino Jesus
OXALÁ (OXALUFAN) – Cristo Adulto
OS CARGOS
MAIS COMUNS NA CASA DE CANDOMBLÉ
Toda
casa de Candomblé tem as suas autoridades, como uma cúpula religiosa, composta
das pessoas mais antigas do terreiro, como funções específicas. Cada função ou
cargo tem o seu nome próprio e dá atribuições.
BABALASHÉ – Pai de Santo.
YÁLASHÉ – Mãe de Santo.
YAKEKERÊ – Mãe Pequena.
BABÁKEKERÊ – Pai Pequeno.
PEDIGAN – Herdeiro do cargo da casa.
ADAGAN – Pessoa encarregada de
despachar para Exu os seus padês.
YAMORO – Pessoa encarregada de tomar
conta dos yawos que estão fazendo santo.
YAWO - Todos os filhos de santo já
iniciados, com menos de sete anos de Santo feito.
ABIAN – Quem não é feito de santo.
AYBACÊ – Cozinheira do Orixá.
EBOMY – Todas as pessoas feitas de
santo, que tenham mais de sete anos de feitura.
BABÁ-EFUN – Pessoa do sexo masculino
que faz pintura dos yawos (pintura chamada de EFUN)
YÁ-EFUN – Pessoa do sexo feminino com
as mesmas atribuições acima.
OGAN-ALABÉ – Pessoa que não se
incorpora, encarregado de tocar os atabaques.
OGAN-ASHOGUN – Pessoa que não se
incorpora, confirmado para a função de oferecer as matanças de animais para o
santo.
OGAN-KALOFÉ – Homem confirmado para a
função de cantar o Candomblé e marcá-lo com o GAN.
EKÉDE- Mulher que não se incorpora,
confirmada para a função de vestir os santos, e acompanhar o Babalashé ou seu
santo e ajudar nas cerimônias.
2 comentários:
Sobre a antiga associação dos orixás com os santos católicos (que apesar de não fazer mais sentido na atualidade, merece uma pesquisa mais aprofundada), acrescentaria ainda:
Exú - Santo Antônio, São Dimas, São Gonçalo, São Pedro;
Ogum - São Jorge, São Paulo, Santo Antônio;
Oxossi - São Sebastião, São Jorge, São Norberto;
Logun Edé - São Miguel Arcanjo, São Expedito, São Rafael;
Ossãe - São Benedito, São Silvestre, Santo Onofre, Santa Luzia, NS dos Remédios;
Oxum - Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, N.S. de Aparecida, NS da Guia;
Omolu/Obalauaiê - São Bento, São Roque, São Bras, São Lazaro, São Sebastião, São Geraldo, São Cipriano;
Oxumarê - São Bartolomeu, São Patrício, Santa Isabel, N.S. de Fatima, São Moisés;
Oyá - Santa Filomela, Santa Barbara, Santa Madalena, Santa Rosa de Lima;
Obá - Santa Joana D'arc, Santa Catarina de Alexandria, N.S. dos Prazeres;
Iemanjá - NS da Glória, NS das Cabeças, NS da Penha , NS dos Navegantes, NS do Rosário, NS das Graças, NS da Conceição;
Xangô - São Jerônimo, São Judas Tadeu, São José, São Cristóvão, São Miguel Arcanjo, São João, Santa Barbara, São Baltazar;
Irôko - São Francisco de Assis, São Longuinho, São José;
Yewá - Santa Clara, NS das Neves, Santa Filomena, NS do Monte Serrat;
Nanã - Santa Ana, NS da Boa Morte, Santa Rita de Cássia, NS da Lapa;
Oxalá - NS do Bonfim, São Domingos, Menino Jesus de Praga, Cristo em Majestade, NS das Mercês.
Orunmilá - a Pomba do Divino Espirito Santo;
Ibeji - São Cosme, São Damião e Doum, São Crispin e São Crispiniano;
Em relação a saudação dos dezesseis principais orixás cultuados no candomblé nagô-ketu, além da já apresentada pelo blog, acrescentaria de forma mais simplificada:
Exú - laroyê ;
Ogum - ogum iê;
Oxóssi - okê arô;
Logun Edé - lossi lossi ;
Ossãe - eu eu assá (" que um escudo de folhas, me proteja de todo o mal");
Oxum - ora iê iê ô;
Omolu/Obaluaiê - atotô;
Oxumarê - arô boboi;
Iemanjá - odô iyá;
Irôko - irôko issó;
Obá - obá chi;
Oyá-Inhansã - eparrêi;
Nanã - salubá;
Oxalá - epá babá;
Xangô - caô cabecilê;
Yewá - rirrô;
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